O câncer de cabeça e pescoço engloba uma série de tumores malignos que podem aparecer na cavidade oral, faringe, laringe, cavidade nasal, seios paranasais, tireoide e glândulas salivares.

Nas fases iniciais, os tumores podem ser assintomáticos. Entretanto, à medida que vão se desenvolvendo, costumam causar os seguintes sinais e sintomas como: Dor ou dificuldade ao engolir, caroços que surgem na região do pescoço, feridas que não cicatrizam, sensação de irritação constante, mudanças na voz, além de rouquidão persistente.

Além destes, sintomas como diminuição do apetite, cansaço, palidez, febre e dor podem surgir mesmo na fase em que a doença ainda está localizada. Falta de ar e tosse são sintomas frequentes nos casos em que ocorre disseminação para os pulmões, e dores ósseas ou fraturas podem ser causadas por metástases ósseas.

O tipo de tratamento do câncer de cabeça e pescoço é definido pelo nível de estadiamento da doença, ou seja, se ela está restrita ao órgão de origem ou se ela se estende para outros órgãos. Após o diagnóstico, o médico discutirá com o paciente as opções de tratamento. No entanto, há boas perspectivas tanto em termos de prevenção como de tratamentos.

Para tratar pacientes com câncer de cabeça e pescoço, uma das maiores novidades é a imunoterapia, que usa o sistema imunológico do próprio paciente para combater as células tumorais. Essa estratégia tem se mostrado mais efetiva que a quimioterapia convencional para reduzir o tumor e mantê-lo sob controle por mais tempo.

Além disso, algumas novidades também surgem no campo da radioterapia, em que as técnicas mais recentes conseguem diminuir a área de irradiação e, com isso, minimizar os efeitos colaterais do tratamento, sem perder a eficácia.

Dependendo do tamanho do tumor, pode não haver alterações estéticas da face, mas em algumas lesões, grandes partes da mandíbula, dos lábios, do palato ou da língua são retiradas. Nesses casos, há cirurgias plásticas e acompanhamento fonoaudiólogo para a recuperação da deglutição e fala.

Os tumores malignos de cabeça e pescoço, quando diagnosticados inicialmente e o tratamento oncológico iniciado imediatamente, apresentam um prognóstico muito favorável, aumentando a sobrevida e a qualidade de vida do paciente.

Colaboração:
Dr. Rubens Adão da Silva CRM 10493-PR RQE N° 14323

Uma resposta

  1. Vocês têm linha de pesquisa. Meu marido está em estágio avançado e já fez rádio e quimio. E agora iniciou mais uma quimio e já não aguenta mais as reações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?