Quem somos

Histórico

Fundação da Associação Médica de Ponta Grossa A Associação Médica de Ponta Grossa foi fundada em 18 de agosto de 1931, quando os médicos residentes na cidade foram convidados pelo Dr. José de Azevedo Macedo a inaugurar uma entidade de vanguarda aos interesses da classe.

A finalidade da sociedade, como explicou Dr. Macedo, era de aproximar os membros da classe, visando à troca de conhecimento acerca de diagnósticos complexos, além de firmar a sociedade através de sua utilidade pública.

Apoiado pelos demais, a recém-fundada “Sociedade Médica Pontagrossense” teve em sua primeira diretoria a presidência de Dr. José Azevedo Macedo, Dr. Haroldo Beltrão como secretário e Dr. Cid Cordeiro Prestes por tesoureiro. A sociedade seria constituída de médicos residentes em Ponta Grossa e proximidades. O referido presidente esteve à frente da entidade por três mandatos.

Dez anos após ser fundada, a Sociedade Médica de Ponta Grossa foi extinta por causa de divergências internas. Passou então a ser denominada Centro Médico Eurico Branco Ribeiro, com sede provisória na Santa Casa de Misericórdia. A intenção naqueles primeiros anos de existência era basicamente a mesma, ou seja, a aproximação dos profissionais e troca de conhecimentos técnico-científicos.

A partir daí, até meados dos anos 1970, foram realizadas várias reuniões para apresentar e discutir diversos temas médicos, três jornadas médicas e três congressos. Dadas as características atuais na realização de eventos científicos, a AMPG tem promovido eventos de menor dimensão, como palestras e jornadas.

Em 1951, o Presidente da Associação Médica do Paraná, Prof. Milton Munhoz, declara aberta a atual Secção Regional de Ponta Grossa. Foi nesse momento que se discutiu pela primeira vez a respeito da fundação de uma Faculdade de Medicina na cidade. A Associação Médica de Ponta Grossa apoiou a iniciativa, ressaltando, no entanto, a necessidade de se estabelecer estrutura física e pedagógica compatível a um desenvolvimento acadêmico de qualidade. Em 1968, a criação do Curso de Medicina da Universidade Estadual de Ponta Grossa foi oficializada pela Lei Estadual n° 5753, mas teve prejudicada sua implantação por falta de estrutura adequada.

Em 2001, um Despacho Governamental do governador Jaime Lerner liberava a criação do curso em Ponta Grossa. Depois de inaugurado, o então governador do Estado, Roberto Requião, decretou a suspensão do mesmo, em 2003, por ainda não apresentar as condições desejáveis para a manutenção e desenvolvimento do curso.

Entretanto, com o anúncio da construção do Hospital Regional de Ponta Grossa em 2008, a AMPG foi convidada pelo governo estadual a participar de uma força tarefa responsável por realizar o estudo que viabilizasse a reimplantação do curso em Ponta Grossa, considerando a estrutura física e a grade curricular. As aulas da primeira turma de Medicina iniciaram em agosto de 2009.

Após se transformar em Secção Regional da Associação Médica do Paraná, tornou-se uma necessidade a aquisição de uma sede própria para a entidade. Em 1961, foi comprada uma sala no edifício Itapoã, ainda em construção. Ao mesmo tempo em que aconteceu a inauguração da sede, em agosto de 1962, foi realizada também a Primeira Jornada Médica de Ponta Grossa.

Já em 1977, sob a presidência do Dr. Enny Luiz Fachin, mudou-se para o Edifício Itália, na Rua Dr. Colares, onde permaneceu até 2009, quando a Associação Médica de Ponta Grossa adquiriu um terreno no Bairro de Olarias. Atualmente, frente ao projeto de construção da nova sede, a AMPG encontra-se provisoriamente na Rua Júlia Wanderley, 473.

A história da AMPG também está retratada em livros. Um projeto iniciado em 2006, e que durou três anos, deu origem à coleção “Medicina em Ponta Grossa: Histórias da Associação Médica”, organizada pelo historiador ponta-grossense Niltonci Batista Chaves. Nos três volumes da coleção, um rico levantamento histórico foi realizado pelos pesquisadores Ana Lúcia Rocha Barbalho da Cruz, José Augusto Leandro, Marco Antonio Stancik e Orlando Antonio Cestaro.

Nossa Missão

  • Congregar os médicos da região, promovendo a união e a defesa da classe, dentro dos princípios da ética profissional;
  • Estimular o desenvolvimento da cultura médico-científica;
  • Contribuir para o desenvolvimento da política de saúde da região, e para o aperfeiçoamento da assistência médica à população, buscando a solução dos problemas médicos sociais de interesse local;
  • Prestigiar e apoiar as iniciativas da Associação Médica do Paraná, visando a consecução de suas finalidades;
  • Participar dos programas de esclarecimento e instrução da população quanto aos seus problemas de assistência médica, preservação e recuperação da saúde.
  • Atuar como entidade representativa dos associados, enquanto cidadãos brasileiros, em assuntos políticos de interesse de nossa comunidade.

DIRETORES

Conheça quem são os profissionais que fazem parte da AMPG.

Triênio Atual - 2020 / 2023

Dr. Francisco Pereira de Barros Neto

Triênio Atual - 2020 / 2023

Dr. Gilmar Alves do Nascimento

Triênio Atual - 2020 / 2023

Dr. José Artur Sgarbi

Triênio Atual - 2020 / 2023

Dr. Mario R. Montemór Netto

Triênio Atual - 2020 / 2023

Dr. Marcelo Jacomel

Triênio Atual - 2020 / 2023

Dr. Antonio Techy

Triênio Atual - 2020 / 2023

Dr. Cesar Roberto Busato

Triênio Atual - 2020 / 2023

Dr. Gilberto Baroni

Dr. Fabio Kiy

Dr. André Alvarenga

Dr. Sidney Martucci

Dr. Guilherme Kassab Siqueira

Dr. Emanuel Silveira

Dr. Rubens Adão