A Associação Médica de Ponta Grossa tem como objetivo promover a saúde, o desenvolvimento científico e técnico da Medicina, defender a ética profissional e buscar a excelência na formação médica. No entanto, a entidade se posicionou contrária ao Programa Mais Médicos “II”, ou Medida Provisória 1.165, de 20 de março de 2023, que é uma versão reciclada da proposta de 2013. A Associação acredita que o programa confunde médicos com “intercambistas” e trabalha sem supervisão adequada de especialistas, além de permitir a abertura indiscriminada de faculdades de medicina e vagas, o trabalho escravo cubano e a transferência de recursos públicos para o governo cubano.

Enquanto isso, o Ministério da Saúde trabalha para retomar o Programa Mais Médicos, mas com algumas mudanças. A nova versão do programa irá focar em profissionais brasileiros e prevê incentivos para esses profissionais atuarem em localidades remotas do país e em zonas pobres das metrópoles. Além disso, o programa também prevê a contratação de médicos estrangeiros, desde que tenham feito o exame Revalida, processo unificado para revalidação de diplomas médicos estrangeiros compatíveis com as exigências de formação das universidades brasileiras.

Entretanto, a Associação Médica Brasileira (AMB) não está entusiasmada com as mudanças propostas no programa. Segundo o presidente da AMB, César Fernandes, a solução não é remendar o Mais Médicos com incentivos monetários, mas sim criar projetos estruturados e fortes, como uma carreira de estado para os médicos. A entidade acredita que o programa deixou muitas manchas à categoria e que incentivos não são suficientes para solucionar os problemas do sistema de saúde brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?